menu
Scroll Down
Scroll Top

Top paraísos escondidos no Algarve

Já conhece o Algarve? Não nos referimos às conhecidas praias povoadas deste cantinho a sul de Portugal, mas sim do Algarve genuíno, intocado e secreto. Se não sabe do que falamos, o Estrela da Luz reuniu uma lista de secretos paraísos do Barlavento Algarvio para os que gostam de explorar a Natureza e fugir às massas:

Praia do Vale dos Homens – Rogil

A zona de Aljezur é repleta de praias menos conhecidas e, por isso, menos procuradas. A praia do Vale dos Homens é de difícil acesso, por se encontrar escondida entre as falésias, no entanto compensa em beleza e aspeto inóspito. Para quem gosta de explorar, a maré baixa convida a descobrir a natureza existente nas inúmeras poças de água refrescante. Aqui está uma sugestão para apaixonados pela Natureza e tranquilidade.

 

Praia da Murração – Vila do Bispo

Situada na Vila do Bispo, a Praia da Murração é conhecida pelas suas falésias e areal extenso que apresentam uma beleza ímpar de paisagem natural praticamente intocada. Esta é uma das raras praias onde podemos ver a vegetação das dunas estender-se até à linha do mar.

 

 

Paul de Budens – Budens

O Paul de Budens ou da Lontreira é uma antiga zona de arrozal de enorme diversidade de espécies de aves aquáticas e flora, próximo da Vila do Bispo. Para lá chegar siga a indicação “Boca do Rio”, junto a Budens.

Ria de Alvor - Alvor

Localizada entre Portimão e Lagos, a Ria de Alvor é uma área de sapal e dunas que, para além da sua beleza natural, também alberga diversas espécies de aves. A sua vida selvagem, tanto residente como migrante, foi reconhecida pela sua importância como o sítio Natura2000, conferindo-lhe uma proteção ambiental e de conservação.

Leixão da Gaivota - Estômbar

Situado junto à foz do Rio Arade, o Leixão da Gaivota é o sítio a descobrir por todos os amantes de aves. Este é um dos locais mais importantes para a nidificação de aves, definido como IBA (Important Bird Area).

 

 

Sítio das Fontes de Estômbar – Estômbar


O Sítio das Fontes de Estômbar localiza-se também na margem do Rio Arade. Este oferece fontes de água doce e um importante ecossistema local. É um sítio interessante para fazer um piquenique junto da natureza, para descobrir a importância ecológica e o património cultural existente.

Serra de Monchique - Monchique


Para além de juntar a tradição com os sabores da terra, Monchique apresenta um cenário maravilhoso de diversidade de flora, escarpas e ribeiros de água fresca. Aproveite para experimentar as termas de Monchique ou para subir o miradouro natural da Foia.

Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina


O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV) abrange 4 conselhos: Aljezur, Odemira, Sines e Vila do Bispo. Estende-se desde Sines a Burgau.  Na área encontram-se diversos tipos de paisagens e habitats naturais como falésias recortadas, praias, ilhotas e recifes (como a ilha do Pessegueiro).

A paisagem natural é complementada por vários animais e aves protegidos.

Estes são apenas alguns dos lugares a descobrir por aqui. Convidamo-lo a vivenciar um Algarve diferente enquanto está de férias! 

VeriSign Secured, McAfee Secure, W3C CSS compliant
GuestCentric - Hotel website & booking technology