Image texture

5 Livros para Ler no Outono

Livros são sempre uma boa companhia, mas é no outono, quando as temperaturas ficam mais frescas e os dias de chuva comprometem os passeios na rua, que ganham ainda mais relevo e tornam-se os melhores aliados para os momentos de repouso. Se planeia tirar as suas férias nesta altura do ano, aproveite a tranquilidade dos dias mais curtos no Estrela da Luz. Encontre um recanto relaxante nos nossos apartamentos, faça-se acompanhar de um chá quente e leia algumas das nossas sugestões.

 

 

Reunimos algumas sugestões de leitura para as suas férias de outono. Os títulos apresentados são ecléticos para ir ao encontro dos vários gostos dos nossos hóspedes. Escolha um ou mais livros e deixe-se levar por novas histórias nas suas férias.

 

O Homem mais Rico da Babilónia – George S. Clason

É um livro considerado um clássico moderno, onde são ensinados alguns segredos de desenvolvimento financeiro pessoal através de parábolas contadas na antiga Babilónia. As finanças pessoais são um tema transversal a várias idades e grupos e como tal, este livro de linguagem simples, agarra qualquer leitor ávido de novas formas de cuidar do seu dinheiro. Este bestseller escrito em 1926, conta a história de um homem que quis se tornar rico e conseguiu através das cinco leis de ouro, sendo posteriormente convidado pelo rei para ensinar estes princípios pedagógicos na corte. As cinco leis de ouro são válidas para todos os tempos e este livro desafia-o a empreendê-las. Aprenda tudo sobre estes ensinamentos e ponha-os em prática após as suas merecidas férias.

 

Sapiens - História Breve da Humanidade – Yuval Noah Harari

Dê uma volta de 3600 na breve história da humanidade com este livro do autor, historiador, investigador e professor israelita. O autor baseou-se nas ideias da paleontologia, antropologia e sociologia para contar a história da humanidade e dos seus atos mais marcantes no mundo. Da Idade da Pedra até à atualidade, o livro conta o princípio da nossa história até à presente revolução tecnológica e política que se continua a assistir no decorrer do século XXI. Este é um estímulo à nossa perceção do mundo. Uma moldura realista sobre a ainda curta presença do Ser Humano na terra e de como passámos para o patamar de deuses, capazes de erguer e destruir o que nos rodeia. Esta obra promete, numa escrita inteligente, desafiar a perspetiva do leitor sobre um tema que lhe é tão pessoal. Um livro para ler, guardar e voltar a ler sempre que possível.

 

 

O Idiota – Fiódor Dostoiévski

Sugerimos mais um clássico, caso já o tenha lido, vale sempre a pena recordar. Esta obra é considerada um dos cinco grandes romances do autor e nela mostra a bondade de alguém que aos olhos dos seus pares é considerado um idiota. A personagem principal, o príncipe Michkin, vive na ingenuidade e vê isso como um modo de vida. O seu comportamento ao lado dos mais ricos e de jovens anarquistas de classes desfavorecidas, tornam-no um incompreendido. Estes dois grupos da sociedade têm ressentimentos e descarregam-nos em Michkin. O autor, quando lançou este livro, pretendia mostrar o caso de alguém positivamente bom e o que poderia acontecer quando em contacto com a dura realidade da época. Nesta obra, são apresentadas questões morais, sociais e filosóficas quando alguém decide viver paralelamente à sua realidade. Este enredo faz deste livro intemporal.

 

O Rapaz que Prendeu o Vento – William Kambwamba e Bryan Mealer

Se ainda não conhece este título, escolha o melhor lugar no sofá do apartamento do Estrela da Luz e comece uma das mais apaixonantes histórias da atualidade contada num livro. Para começar, o autor do livro é também o protagonista: William, um rapaz do Malawi que vivia em extrema pobreza. Apesar de gostar de aprender matérias novas, aos 13 anos abandonou o percurso escolar por falta de meios. O único recurso disponível para continuar a acompanhar a matéria dada na escola, era uma pequena biblioteca de onde ganhava mais conhecimento. Num dos livros disponíveis na biblioteca, foi-lhe mostrado algo que faria a diferença na sua aldeia. Um simples dínamo traria de volta eletricidade e água a esta povoação privada de meios de subsistência devido à seca extrema e à instabilidade política da altura. Ao ver este dispositivo na bicicleta do professor da escola, decidiu estudar sobre a energia eólica e colocar todo o seu conhecimento em prática na construção de dois moinhos eólicos e assim salvar a aldeia. Uma história cativante de alguém persistente, que nos revela as suas dificuldades que, para muitos de nós, são considerados bens adquiridos. 

 

 

Rumo a Casa – Yaa Gyasi

O enredo deste livro é passado no século XVIII no Gana, em África e conta a história de duas meias-irmãs que nasceram em aldeias diferentes. Uma das irmãs, Effia, vive no conforto de um castelo com o seu marido inglês. Esi, a outra irmã, não tem a mesma sorte e acaba aprisionada nas masmorras do mesmo castelo sem que a sua irmã saiba. O destino de Esi, passa pela América ao ser vendida como escrava. Com o desenrolar do tempo, o leitor fica a conhecer as duas realidades das gerações seguintes destas duas famílias até a nossa atualidade. Cada família, num continente diferente, mostra a história da escravatura e da cultura afro-americana. Este livro foi escrito por Yaa Gyasi, nascida em 1989 e tornou-a uma das escritoras mais promissoras da América do Norte.

 

As férias podem ser agitadas, repletas de atividades, mas um dia para relaxar e ler um bom livro deverá constar na sua lista. Escolha um destes ou outro livro da sua preferência, aproveite os terraços dos nossos apartamentos e descontraia com uma boa história.