Pratos Típicos de Portugal – Especial Natal
Todos os que visitam Portugal parecem concordar connosco quando dizemos que vivemos num paraíso plantado à beira-mar. Mas, Portugal tem muito mais que bonitas paisagens junto ao mar ou zonas montanhosas de uma fauna e flora extraordinária. Portugal tem o dom de servir pratos inesquecíveis, cujo gosto é intemporal e remota a séculos de conhecimento adquirido através das viagens dos navegadores aos quatro cantos do mundo. Quando prova os pratos típicos de Portugal, faz uma viagem pelo mundo sem sair do país. Venha descobrir o que se come e onde se come as melhores iguarias portuguesas, com especial foco nos pratos de Natal.
Já deve ter percebido o quanto Portugal é pequenino, quando comparado com os outros países da União europeia. Provavelmente imaginou que existissem poucos costumes, ou até um único prato típico por todo o país. Pois bem, na verdade, em Portugal o que não falta são costumes e tradições diferentes em cada região e, a melhor parte, é que também existem vários pratos típicos, desde o Minho ao Algarve ou do Alentejo às ilhas da Madeira e Açores. Já sabe o que deve mesmo provar quando aqui chegar?
Pratos típicos do Algarve
No Algarve o prato principal é servido com sabor a mar, não fosse esta uma região banhada pelo Oceano Atlântico. Nos restaurantes, pode provar os peixes apanhados na madrugada e entregues pela manhã. Opte por peixe grelhado, ao natural, apenas com umas pedras de sal para reforçar o sabor a mar. Dois dos pratos mais típicos da região são as sardinhas assadas e a cataplana.
As boas notícias para quem passa as férias de verão no Algarve, é que as sardinhas só começam a ficar no ponto nessa altura do ano e podem ser saboreadas no restaurante tradicional Tasca da Lota. Segundo a história da cataplana, diz-se que o utensílio que dá o nome à receita algarvia, tem origem do norte de África e é semelhante às tajines de Marrocos. A diferença está nos ingredientes usados. Na receita algarvia, o peixe e o marisco são os anfitriões deste delicioso prato típico português, que pode ser apreciado na Noélia e Jerónimo.
Prato típico algarvio no Natal – No almoço do dia 25 de dezembro é habitual vermos nas mesas algarvias uma bela cabidela ou o tradicional bacalhau na noite de consoada, mas também há lugar para os milhos “aferventados”, uma receita da serra de Monchique que se estendeu por toda a região. Para sobremesa são servidos os pastéis de batata-doce, tarte de amêndoa e sonhos.
Pratos típicos do Alentejo
Se no litoral do país o peixe é rei, no interior é a carne de porco preto quem reina. Tal como uma grande parte da gastronomia portuguesa, quanto mais simples for o método de cozedura, mais enaltecidos são sabores. Seguindo este princípio, experimente a melhor carne de porco preto servida numa telha de barro, no Vovó Joaquina by Peter Brissos. Depois há sempre tempo para apreciar os famosos vinhos alentejanos e os doces tradicionais da região, num dos cafés mais antigos do país, o Luís da Rocha.
Prato típico alentejano no Natal – Na consoada é servido o bacalhau cozido ou assado no forno, mas também há quem prefira o cabrito assado. Filhós, azevias de grão e encharcadas são alguns dos doces típicos que podemos encontrar nesta altura do ano.
Pratos típicos de Lisboa e Vale do Tejo
Em Lisboa cruzam-se pessoas vindas de todo o lado e com elas, vêm os sabores e as receitas. Diríamos que a capital portuguesa é uma combinação positiva do que é a tradição nacional. Os bem-afamados pastéis de Belém são uma tentação e ir a Lisboa sem os provar é o novo pecado capital. Simples, com açúcar ou canela, o que importa é realmente provar numa das pastelarias de Lisboa, a exemplo fica a Manteigaria, no Bairro Alto.
Lisboa pode ser o local ideal para provar os petiscos típicos como a bifana, o prego (estas sandes de carne de porco e vaca, respetivamente, podem ser encontradas em qualquer estabelecimento mais casual) ou a patanisca de bacalhau (encontre no restaurante D’Bacalhau). Acompanhe isto tudo com um bom vinho, uma cerveja artesanal ou ainda uma ginjinha.
Prato típico lisboeta no Natal – Como já aqui havíamos dito, Lisboa tem um pouco de todas as regiões devido ao fluxo migratório que ainda hoje se assiste. Por essa razão, os pratos mais típicos da consoada são o bacalhau cozido com todos e o peru assado. Ao almoço serve-se o cabrito, o borrego ou novamente o peru. Para sobremesa há a aletria, as filhós ou o bolo rei.
Pratos típicos da Zona Centro
Da zona interior à zona litoral beirã encontra maravilhas à sua espera. Se adora queijos o seu destino é a Serra da Estrela e se possível faça a viagem durante o inverno para ver as montanhas cobertas de neve. Depois vagueie pelos pratos que confortam a alma como o coelho à serrana, o leitão à Bairrada, a lampreia à Bordalesa ou o rancho à moda de Viseu. Para sobremesa existem as cavacas, os ovos moles ou os biscoitos de Lafões. Esta é uma região rica que une a serra, o mar e o interior do país.
Prato típico da Zona Centro no Natal – O bacalhau é rei na consoada e no dia de Natal, ao almoço, é o cabrito, o peru ou o polvo na zona da Beira Litoral. Para sobremesa não podem faltar as tigeladas, as papas de carolo e a aletria.
Pratos típicos de Trás-os-Montes e Alto Douro
Os pratos típicos desta região portuguesa mostram bem que outrora as dificuldades e pobreza eram um problema comum e como tal, tudo era aproveitado e dava-se preferência a produtos de grande durabilidade. Não foi a falta de recursos que impediu estas gentes de tornar a sua gastronomia em algo espetacular. Quem é português sabe que o pão está sempre presente e em Favaios, existe o “Pão de quatro cantos” ou simplesmente o “triguinho de Favaios”, para experimentar. Para acompanhar este belíssimo pão, está a alheira de Mirandela. Um enchido de carnes de aves e coelho, que dizem ter sido criado pelos judeus para enganar a inquisição, sendo este enchido muito parecido às chouriças de porco. Não poderia faltar a feijoada à transmontana, é um prato reconfortante e muito saboroso que leva várias partes do porco.
Prato típico transmontano no Natal – Por terras do Norte de Portugal, o bacalhau não é rei e sim o polvo. Primeiro cozido com louro, cebola e pimenta, depois vai ao forno com alho, azeite e vinagre. Os doces passam pelas migas doces, os sonhos de Natal transmontanos, o bolo rei e as fritas de abóbora.
Pratos típicos do Minho e Douro Litoral
Esta zona tem uma história semelhante à de Trás-os-Montes e Alto Douro, quando não havia abundância e crise batia à porta, eram criadas receitas com os produtos que havia. A exemplo disso são as papas de sarrabulho, confecionadas com carne de galinha, de porco, presunto, chouriço, cominhos e sangue de porco. As tripas à moda do Porto ou os rojões à moda do Minho são também pratos que pode encontrar.
Se visitar a bonita cidade do Porto, arranje muito apetite e prove uma francesinha no Afonso, onde Anthony Bourdain teve o prazer de o fazer.
Prato típico minhoto no Natal – O bacalhau e o polvo a Lagareiro são os pratos escolhidos para a consoada, ao almoço podemos contar com “roupa velha”, um prato com um nome peculiar, mas que pretende não desperdiçar os excessos de comida confecionadas para a ceia de Natal.
Pratos típicos da Ilha da Madeira e Açores
Comecemos pela ilha da Madeira e os seus pratos típicos de carne. Existem muitos restaurantes com as espetadas em pau de louro, acompanhadas por milho frito, mas se poder aliar essa refeição a uma bonita paisagem, aconselhamos o restaurante Cabo Aéreo. Em vários locais poderá encontrar o prego em bolo do caco, ou o picadinho de carne (as doses geralmente são grandes). As lapas, o filete de peixe-espada ou as cracas são as opções vindas do mar. Não deixe de lado a famosa poncha à pescador e regional, e ainda as deliciosas niquitas feitas com as sumarentas frutas desta ilha.
Nos Açores o prato mais conhecido é o cozido das Furnas, isto porque é colocado numa caldeira natural ao longo de cinco horas até ganhar os sabores de cada ingrediente. Outro prato muito conhecido, são as sopas do Espírito Santo. Estão presentes em todas as ilhas, mas cada uma coloca um ingrediente característico. O ananás é abundante nas ilhas e pode ser servido com morcela frita, um pequeno petisco que combina na perfeição.
Pratos típicos madeirenses e açorianos no Natal – Na Madeira comem-se as espetadas típicas em pau de loureiro, ao almoço é servida uma canja de galinha seguida de carne de porco em vinha-de-alhos. Para sobremesa o bolo de mel, o bolo de noz e as filhós da Madeira fazem as delícias de todos.
Na consoada dos Açores é servida galinha guisada com batatas e ao almoço, é servida carne assada de porco, vaca ou galinha. À sobremesa o Natal fica ainda mais doce com o merengue de banana e arroz doce.
Conheça Portugal de lés a lés. Existe um mundo por descobrir dentro deste país tão pequeno em tamanho, mas tão grande em tradições, paisagens e gastronomia. Para mais sugestões de restaurantes a visitar na região do Algarve, dirija-se à nossa receção.